Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pin It

Luiz_e_Joaquim_Pina_homenageados_Dia_de_Camoes-2
Recentemente eleito para o Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, Luiz Paulo Figueiredo Pina, representante da Região à qual pertence o estado do Maranhão, sediada em Belém (PA), tomou posse em Lisboa, juntamente com outros 64 conselheiros de todo o mundo. Estiveram reunidos por 3 dias na Assembleia da República, na capital portuguesa. Na Assembleia os conselheiros receberam as visitas do Primeiro Ministro de Portugal, Antonio Costa, e do Presidente Marcelo Rebelo de Souza.


PINA CONVIDOU O SECRETÁRIO MUNDIAL PARA VISITAR SÃO LUÍS

Na plenária, dentre outras discussões, os conselheiros pediram melhor empenho e assistência aos postos consulares em todo o mundo. Luiz Paulo Pina solicitou mais funcionários para os postos consulares de Belém, São Luís e Manaus.

Em conversa particular com José Luís Carneiro, Secretário das Comunidades Portuguesas, Luiz Paulo Pina, que considerou produtivo o encontro, manifestou ao Secretário Luís Carneiro seu interesse de que o Secretário, que virá ao Brasil ainda este ano, visite a comunidade portuguesa em São Luís, “uma das comunidades mais unidas, organizada e querida que já conheci”, afirma Luiz Pina.

Pina destacou ao Secretário Luís Carneiro que não se recorda de um secretário de Estado ter visitado a comunidade maranhense. A informação, disse Pina,  “sensibilizou o secretário, me prometendo agendar São Luís em sua visita, na qual estarei presente com o Sr. Secretário.”

CONTRIBUIÇÃO DE LUIZ PINA À COMUNIDADE PORTUGUESA NO PARÁ

Nascido em Belém, em 9 de julho de 1977, Luiz Paulo Figueiredo Pina, tem dado rica contribuição à comunidade portuguesa no Pará. Foi diretor secretário da Beneficente Portuguesa (o mais jovem a assumir o cargo). Fez parte do também  de seu Conselho Deliberativo. Presidiu por 3 anos o Centro Loriguense e, atualmente,  é Presidente da Assembleia Geral da Associação Vasco da Gama; Diretor Secretário do Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Pará, além de ocupar o cargo de Conselheiro Mundial das Comunidades Portuguesas, eleito no ultimo dia 6 de setembro de 2015.

LUIZ PINA E SEU PAI, JOAQUIM PINA, RECEBEM DIPLOMA LUIZ VAZ DE CAMÕES

Na semana passada Luiz Paulo Pina e seu pai Joaquim Martins Pina foram homenageados com o diploma Luís Vaz de Camões, em solenidade excepcionalmente antecipada, em Belém, em razão da presença, na capital paraense, do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles.

A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Belém, homenageou 100 personalidades por relevantes serviços prestados à sociedade belenense.

Por iniciativa do vereador Mauro Freitas, que se transformou na Lei 9211, de 20 de maio de 2016, foi instituído, em Belém, o dia 10 de junho como Dia Municipal das Comunidades Luso Brasileiras, sancionada pelo Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho.

Joaquim Martins Pina, português, natural de Loriga, onde nasceu em 17 de julho de 1934, chegou em Belém em 9 de abril de 1957, onde se estabeleceu como comerciante. Foi diretor de todas as associações portuguesas do Pará, destacando-se como diretor, por 4 mandatos, na Beneficente Portuguesa, e diretor por 20 anos da Associação Vasco da Gama.

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar