Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pin It

site_CasaEm 2012 o médico mineiro Pablo Rocha participou de uma experiência da qual fala com muito entusiamo. Foi um trabalho na área de saúde, realizado na Ilha de Lençóis, no Maranhão. Pablo Rocha, que  integrará o rol de  articulistas do site www.consensual.com.br, em conversa com a coordenação do site, falou de seu interesse em colaborar com o site e de sua integração ao Maranhão.

Seu interesse pelo Maranhão surgiu quando ouviu falar da comunidade da Ilha dos Lençóis e teve a oportunidade de integrar-se à  equipe da Estratégia de Saúde da Família, que desenvolveu um belo trabalho naquela comunidade.

O trabalho foi feito em 2012. A equipe da Estratégia de Saúde da Família, coordenada pela enfermeira Letícia Chaves Veras, era integrada por Pablo Rocha, médico; Jailton Silva, enfermeiro; Salatiel Garcia, técnico de enfermagem; Maria Vitória Oliveira, atendente de enfermagem; e agentes comunitários de saúde.

Dada a importância do trabalho da equipe de Estratégia de Saúde da Família da Ilha de Lençóis, que pode servir de exemplo para iniciativas semelhantes, o site www.consensual.com.br publica parte do Relatório que foi integralmente enviado por gentileza do médico Pablo Rocha. 

“ESF ILHA DE LENÇÓIS

Nos dias 06 a 09 de junho de 2012 realizou-se na Ilha de Lençóis uma ação de saúde pública que beneficiou a população em geral, sendo que esta foi programada para atingir várias vertentes, como por exemplo, saúde na escola e saúde da mulher, tendo com foco principal a saúde preventiva.

...

Reunião da equipe de Estratégia de Saúde da Família e coordenação da ESF;

Visitas domiciliares (cobertura de 100% dos domicílios);

Levantamento do número de famílias residentes na área;

Atendimento médico e de enfermagem;

Palestra sobre prevenção de DST’S/AIDS;

Palestra sobre drogas;

Palestra sobre prevenção de HPV e câncer de colo do útero;

Visita técnica ao Centro de Saúde de Bate Vento;

Mutirão com coleta de exame preventivo;

Doação de livros para o Memorial do Rei Sebastião.

A direção da escola da localidade foi convidada a participar da ação, pois este é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes, realizando-se assim, uma parceria entre educação e saúde.

As palestras foram planejadas e estruturadas com montagem de material didático, com datashow, álbuns seriados e peças anatômicas de estruturas do corpo humano, com a participação de toda a equipe de saúde e coordenação de ESF.

O público escolar, selecionado a partir de 12 anos, professores e direção da escola, foi contemplado com palestras relacionadas à prevenção de DST’s/AIDS e sobre drogas, realizadas no dia 08 de junho de 2012.

Devido estas palestras serem realizadas em um local aberto, muitas pessoas da população assistiram à mesma, demonstrando o interesse da comunidade nos assuntos expostos.

Pablo

Ocorreu a doação e exposição dos livros à população para fazerem parte do acervo do memorial do Rei Sebastião, área cultural da Ilha.

Houve um feedback positivo na aplicação das palestras, pois os alunos mostraram-se interessados, participando das mesmas e respondendo a questões referentes aos temas.

Durante a visita domiciliar, nos dias 06, 07 e 08 de junho, que atingiu 100% das residências, foram abordadas noções de higiene e saúde e as mulheres foram convidadas a comparecer à Unidade Básica de Saúde de Lençóis para coleta do exame preventivo do colo do útero, a ser feito no dia 09 de junho de 2012. Foi ressaltada a elas a importância da realização do referido exame.

No dia 09 de junho de 2012, antes da realização das coletas dos exames preventivos, foi realizada na própria UBS, pelo enfermeiro da equipe, uma palestra para informar as mulheres sobre o método da coleta, sua importância e, além disso, foi explanando sobre o câncer de colo uterino e HPV.

Vale ressaltar que este trabalho informativo antes das coletas foi importante, pois muitas mulheres ali presentes desconheciam como era realizado o exame supracitado e não tinham noções sobre o câncer de colo  uterino e o HPV.

Este trabalho, em forma de mutirão, também foi positivo, pois foi realizado um bom quantitativo de coleta de exames, sendo que os resultados destes já foram entregues às mulheres com as devidas abordagens terapêuticas.

A visita à Ilha de Bate Vento foi realizada no dia 07 de junho para averiguação das condições estruturais físicas da UBS da localidade, sendo detectada necessidade de adequações no local e uma embarcação para deslocamento da equipe de saúde até o local. Esta visita técnica e seus resultados foram descritos em relatório e entregue à auditoria em serviços de saúde do município.

Em suma, nos dias 06 a 09 de junho de 2012, aconteceu uma ação de saúde realizada na Ilha de Lençóis, onde foi possível exercer a atenção primária à saúde, com aplicabilidade de técnicas de atuações preventivas para a população da área. Desta forma, consolida-se que o objetivo de contribuir por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde foi alcançado, contribuindo para a saúde dos residentes desta área.

2° AÇÃO DA ESF ILHA DE LENÇÓIS

Nos dias 13 e 14 de julho realizou-se na Ilha de Lençóis uma ação de saúde pública com o Mutirão de Limpeza com retirada de vidros, metais, madeiras e plásticos espalhados pela praia. Ação organizada pela equipe da ESF- Ilha de Lençóis em parceria com a população local.

3° AÇÃO DA ESF ILHA DE LENÇÓIS

Nos dias 16, 17 e 18 de julho realizou-se na Ilha de Lençóis o levantamento da população 100% das residências e subdivisões das famílias em faixa etária, número de casas e condições das casas para auxiliar nas atividades da ESF.

Dados numéricos da Ilha:

POPULAÇÃO TOTAL = 405   (DA ILHA)

CASAS = 91

POPULAÇÃO RESIDENTE = 385  (NA ILHA)

CASA COM FILTRO = 36

FAMÍLIAS = 94

CASA COM HORTA = 32

ADULTOS = 277

CASA COM ENERGIA = 80

IDOSOS = 27

CASA COM FOSSA = 19

ADOLESCENTES = 69 ( 12 A 21 ANOS)

 

CRIANÇAS = 108   ( < 12 ANOS )

 

ALBINOS = 09

 

4° AÇÃO DA ESF ILHA DE LENÇÓIS

Nos dias 04 e 05 de setembro realizou-se na Ilha de Lençóis o Mutirão da Glicemia Capilar, palestra sobre saúde bucal, ocorreu a coleta de preventivos e palestras sobre o método da coleta e sua importância, palestras sobre o câncer de colo uterino, HPV e auto exame das mamas.”

Equipe ESF- Lençóis

Médico: Pablo Brasilian Rocha do Rosário

Enfermeiro: Jailton Silva Lima

Téc. Enfermagem: Salatiel Araújo Garcia

Coordenação ESF: Enfermeira Letícia Veras Chaves” 

Tão importante quanto essas medidas são as ações para que esse trabalho não se perca no tempo e o Poder Público assuma efetivamente o compromisso constitucional de assegurar a comunidades como essas o exercício de seus direitos à saúde e à educação de qualidade.

 

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar